sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Reprodução das minhocas

Um ponto que indica que seu minhocário está dando certo é se as suas minhocas começarem a se multiplicar. Num ambiente propício, elas se multiplicam rapidamente. Mas não se preocupe! Elas não vão se multiplicar além da capacidade do seu minhocário... Elas só vão se reproduzir até atingir um "limite de capacidade" do espaço e da comida. Mas não é porque tem muita comida que elas vão se reproduzir, já que há outros fatores limitantes. Então não adianta colocar mais comida para elas se reproduzirem mais.
Aqui vai uma curiosidade: as minhocas são seres hermafroditas incompletos, ou seja, todas as minhocas possuem órgãos reprodutores masculinos e femininos. Porém, elas não conseguem se reproduzir sozinhas, e precisam de outra minhoca. Elas trocam esperma (não sei se é bem esse o termo), e aí cada uma segue o seu caminho, e se foram fecundadas, terão muitas minhoquinhas (cerca de 100 "filhotes" por ano). Até 10 dias depois do acasalamento, a minhoca produz um casulo com mais ou menos 10 ovos, que podem ou não estar fecundados. A incubação leva de 10 a 21 dias, mas se as condições da cama não forem favoráveis, eles esperam até que o ambiente seja propício para eclodir. Depois de nascida, a minhoca atinge a puberdade com 60 a 90 dias, e aí pode se reproduzir.
Abaixo, uma foto de minhocas se reproduzindo:



Tirei muitas informações deste site: http://www.sna.agr.br/cria_minhoca.htm

Um comentário:

  1. Quanto a reprodução das minhocas, como da pra saber se elas estão se reproduzindo? Dá pra ver tão nitidamente que o numero de minhocas aumentou?

    Ah, e bem nojentinha essa foto, heim? hahahaha

    ResponderExcluir